Quinta-feira, 21 de outubro de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Avanço

16/09/2021 09h34

Muito se fala que o empréstimo contratado pela prefeitura de Tubarão é um erro. Que seria uma herança indesejada para o próximo administrador do município.

Porém, a primeira coisa que se vem em mente quando se vai pegar um empréstimo é se existe ou não capacidade de pagamento e, portanto, é preciso contextualizar essa contratação.

O município de Tubarão, nos últimos anos, quitou mais de 100 milhões de reais em precatórios. Muitos deles, dívidas de mais de 40 anos. Assim, é natural que não haja preocupação em pegar os valores na instituição bancária para que o município avance em sua infraestrutura.



Avanço II


Serão inúmeras as obras estruturantes a serem realizadas com o dinheiro contratado junto à Caixa Econômica Federal. Os 98 milhões de reais serão utilizados em diversos locais, mas um, em especial, me enche de esperança.


Não foram raras as vezes que mencionei que o prefeito que percebesse o Rio Tubarão como algo nobre e conseguisse suplantar os traumas de 1974, entraria para a história. Pois bem, o anúncio do prefeito Joares de que as margens do nosso rio serão revitalizadas, transformando-o em um grande parque ambiental cultural é revigorante.


A partir dessa obra, seremos uma nova cidade. Podem escrever.


Ignorância


Imagem1


Quando o deputado Hélio Costa (PRB), o mais votado de Santa Catarina, teimou em sessão plenária, mais especificamente na reunião da Comissão do Trabalho, Administração e Serviços Públicos em Brasília, que o Estado do Mato Grosso do Sul fazia parte da região Sul do país, senti um misto de vergonha e revolta.


Como pode um Estado com tantas qualidades, com avanços inegáveis nas mais diversas áreas, emergir como berço de ignorantes políticos?


Ignorância II

Hélio Costa é o exemplo de uma legislatura enfraquecida, medíocre. Sabe-se que nenhum dos 16 deputados federais catarinenses está em alguma das 29 posições de liderança de partido ou de bloco.


É o escancaro da debilidade política do Estado em Brasília que tem como consequência, por exemplo, o completo esquecimento do governo federal com os pleitos do Estado.


Chegamos ao ponto do governo catarinense ter que repassar quase meio bilhão de reais para destravar obras nas BRs 470, 280, 163 e 285. Merecíamos mais dos nossos representantes.



Hercílio Luz

Não foi só o 2 a 0 em cima do Criciúma e na casa deles que chamou a atenção. O time hercilista parece mais encorpado, mais profissional.

O meia Garraty, podem anotar, é acima da média. Fez dois golaços demonstrando uma extrema capacidade técnica e foi o principal responsável pela bela estreia do time colorado na Copa SC.

O técnico Raul Cabral inicia com o pé direito um projeto que tende a durar muitos anos.



MDB

O MDB de Tubarão terá novas eleições em outubro. Hoje, o partido está sendo administrado pelo experiente Jair Tártari em uma comissão provisória, contudo, deverá voltar a ter o seu diretório devidamente constituído nos próximos dias.



Schumacher

Estreou na última quarta feira, na Netflix, o documentário sobre a vida do piloto alemão Michael Schumacher. Schumi era um piloto controverso, com atitudes na pista para lá de questionáveis. Acima da média, não há dúvidas, mas de caráter altamente duvidoso.


O tempo destinado a Ayrton Senna no documentário é sintomático. Apesar da grandeza do alemão, ela não se compara ao do brasileiro. Senna era diferente. Dentro e fora da pista.



Desserviço

Inúmeros jornais trouxeram como manchete nos últimos dias de que há um avanço da covid-19 em pessoas vacinadas.


Segundo as chamadas, pessoas vacinadas que foram contaminadas já passam dos 80% em números de internados no Estado de São Paulo, por exemplo.


Primeiro, o número indicado pelos jornais inclui só os com 1ª dose e, com mais de 95% de pessoas vacinadas parcialmente, é natural que haja um grande número de infectados.


E, segundo, as vacinas são parcialmente eficazes em evitar os sintomas da covid, porém, são altamente eficazes na contenção de mortes. A imprensa brasileira, às vezes, cansa.

JOÃO MARCELO
João Marcelo Fretta Zappelini
Formado em Direito pela Unisul, João Marcelo é empresário e proprietário do Cabanas Termas Hotel e da cervejaria Zappa Bier, em Gravatal. Tubaronense observador da cidade, escreve sobre assuntos do cotidiano.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.